Dicas para se proteger de golpes
Como saber o site é verdadeiro?
Existem vários itens que podem ajudar na sua tomada de decisão:
Lista de Leiloeiros Certificados: O Leilão Seguro disponibiliza uma lista de operadoras de leilões de veículos confiáveis para que você tenha total segurança na sua arrematação. Veja aqui.
Dados da Empresa do Leiloeiro: Ao navegar no site, procure verificar o endereço físico da operadora de leilão, seu CNPJ e o nome dos leiloeiros que a operam.
Junta Comercial: Todo leiloeiro é registrado na Junta Comercial do seu estado. Munido do nome do leiloeiro, entre no site da Junta Comercial e verifique se o mesmo está listado entre os leiloeiros cadastrados. Você também pode conferir seus dados cadastrais.
Sites Estranhos: Evite confiar em sites cujo endereço termina em ".com". Verifique a existência de certificados SSL (o cadeado que aparece ao lado do endereço do site) e procure as redes sociais do leiloeiro em questão.
Posso efetuar pagamentos em contas de terceiros?
É muito comum em sites falsos o pagamento das taxas, comissões e arrematações em contas de pessoa física diferentes da operadora de leilão descrita no portal.
Jamais efetue pagamento em contas que não sejam do leiloeiro oficial.
Outro fator comum é que nos sites golpistas, oferecem-se opções de frete gratuito, taxas de transferência e outros "benefícios" com o intuito de "enganar" mais ainda o arrematante sem conhecimento. Atenção aos detalhes! É possível que algumas empresas idôneas ofereçam tais benefícios, apesar de ser incomum.
Valores muito abaixo do comum
Arrematar em leilão sempre garante uma boa oportunidade de lucro. Ainda sim, é importante verificar se o valor pelo qual o bem está sendo oferecido não foge muito do preço médio. Variações além de 50% do valor de mercado são incomuns, mesmo em leilões.
Consultar o valor médio de venda em outros sites pode ajudar a lhe dar um norte sobre qual o valor de leilão do veículo.
Valores muito baixos: desconfie!
Busca por sites fraudulentos
Efetue uma busca pelo endereço do site em questão dentro de aspas (exemplo: "www.endereço.com" + fraude ou “www.endereço.com" + golpe) e verifique se surgem registros de reclamações, matérias na imprensa ou, até mesmo, posts em redes sociais falando sobre a procedência do site.
Você também pode utilizar a nossa lista de sites falsos que já identificados por nós ou provenientes de reclamações e denúncias de outros usuários.
Presença nas Redes Sociais
Verifique se o site possui link para as redes sociais e se há um histórico de postagens e engajamento. Sites fraudulentos costumam 'iniciar' suas redes sociais recentemente e as mantém por curtos períodos de tempo. Outros sequer existem nas redes sociais. Também raramente postam conteúdos, até para evitar a exposição.
Os sites certificados são seguros?
Os sites certificados com o Selo Leilão Seguro possuem tecnologia extremamente confiável, que garante uma transação segura aos arrematantes. No site Leilão Seguro é possível ver a relação dos leiloeiros acreditados pela Certificação Leilão Seguro/ALEIBRAS, que valida a credibilidade, honestidade e excelência.
Veja a lista dos sites certificados
aqui.
Posso denunciar um site falso?
Sim. Depois de tomar as medidas legais, como registrar um Boletim de Ocorrência, clique aqui e denuncie o site falso. Assim, você nos ajudará a divulgar os sites de leilão fraudulentos e que não respeitam o arrematante.
Fui lesado.
E agora?
Compartilhe informações e ajude outros a não serem enganados!